Você já quis o seu próprio caça de combate? Melhor ainda, um com um assento extra para levar um amigo para um rolezinho a Mach 2? Isso se você também tiver quase 5 milhões de dólares, interessado?
Um vendedor de aviões usados nos Estados Unidos está vendendo um jato de combate MiG-29UB. O caça soviético da época da Guerra Fria tem menos de mil horas e, com uma manutenção adequada, você poderá voar por milhares mais. Radar e armas não estão incluídos.
O MiG-29 foi o principal caça multi-funções da União Soviética durante os anos finais da Guerra Fria. Produzido pela primeira vez em 1981, era para ser um avião barato, mas capaz de abastecer a maioria das frotas aéreas da URSS. Nesse sentido, era muito semelhante ao F-16 Fighting Falcon americano / OTAN. O MiG-29 foi amplamente exportado, da Argélia à Coréia do Norte, e como o F-16 ainda é fabricado hoje em uma versão bastante atualizada, o MiG-29K.
O fim da Guerra Fria e o colapso da União Soviética viram os MiGs espalhados entre as antigas repúblicas soviéticas. Um desses países foi a Ucrânia. Agora, a Raptor Aviation, com sede na Flórida, está vendendo um MiG-29UB construído em 1986 por US $ 4,65 milhões. A estrutura do avião tem apenas 818 horas, e foi revisada na marca de 700 horas pela Planta de Reparo de Aeronaves do Estado de Lviv, na Ucrânia.
Esta aeronave em particular é um caça de treinamento de dois lugares, com espaço para pilotos em treino e instrutores. Fora do serviço militar, isso significa que há espaço para você e um encontro. Os dois motores turbofan de pós-combustão Klimov RD-33 do MiG significam que você pode levar uma pessoa especial para Mach 2.4 ou até 60.000 pés, que deve ser alto o suficiente para ver a curvatura da Terra. O MiG-29 tem um alcance de apenas 1.100 milhas, portanto, os vôos de passeio exigirão algumas paradas para abastecer.
Como todo o hardware ex-militar, o MiG foi desmilitarizado, o que significa que não tem mais o canhão automático Gryazev-Shipunov GSh-30-1 de 30 mm. O sistema de liberação de armas provavelmente foi desativado e não há menção ao sistema de radar de controle de fogo Phazotron RLPK-29.
Interessa?